páginas brancas

Thursday, April 16, 2009

Suite nº II de johann Sebastian Bach para violoncelo

Prelúdio

Ponto redondo...
Dança se a roda celeste
Nestes espasmos secretos ...
Nestas voltas... nestas vertigens
Me desastro fraccionada...concreta...
Ah!ponto redondo
Bailado aéreo...
Arpejos ... galopes etérios ...
Sou musa...cantante boémia
Boquejando a melodia no rebulíço intrépido...

Ah! chegou me o amor á roda
Agigantaram se as nuvens de beijos
Arrepiaram se os Anjos...
Contentaram se as Anjas
Felicidade estranha...
Crepitam sonantes velúpias circundantes
Sim...me estou aqui em tua alma alucinante...

Ah! voou o último pássaro para o paraíso...

Singela... airosa ...me persigno em bencões
Chega te aos céus...ó indolente... ó amorosa...
Na baínha da saia ampla no rebordo dessa trama
E dançam e bailam as fadas ... os Arcanjos
E eu agarro me ao arco da dança
E me balanço ... mansa...
Poiso a mão ... a cabeça ... me caio e me alevanto
Pingo bravuras ... adero me em acordes tilitantes...
Matizo me em frescuras ... aromas cativantes...

Nunca mais desci...amanheci...entardeci ...
Anoiteci me em purezas...
Originei me das estrelas...mãe...


Alemande

Solta se a corda
Arco íris em flor
Rosa escarlata
Vento amado
Ligeiro o passo...
Redonda a sombra
Deslizes subtís...

Ressuscitam se nos céus
As almas boas ... gentís ...
Ai amores eternos ... jardims...
Ai rejuvenesciimentos ... querubins...
Baloiços...jardims..tesoiros...
Tudo arpeja em reviravoltas encadescentes...
No meu peito deslizando...

Ai!que me quero aqui ficar!
Ai que me não quero daqui saltar!


Dão se as mãos as ninfas ... as meninas castas do paraíso ...
Ouçam...ouçam nas dançar...vejam nas cantarem
Solfejam se nos céus bailes ...sinfonias...
Ai! se chegam os convites... arlequims ... meninos pequeninos
Negam se disputas... tréguas enlouquicidas ... esquecidas...
Ai! que se soltam os corações em afectos benignos
Ai que se encaminham os passos para o azulinho
Que se pincelam em aguádas coloridas fadas solteirinhas
Caiem águas...pózinhos!
Flores...cheiros amistosos
Alegrias
Confortos
Assentos
Descansos...
Tudo para mim...

Ai!tudo no colo de Nosso Senhor!
Agiganta se a dança
Abrilhanta se o doirado precioso
Desfalece o branco
Desnudam se as virgens

Ah! tesoiros escodindos ... deslubrantes...


Courante

Vem amor nestes braços te embalar
Ah! vede as estrelas ... os anjos a nos abençoarem ...
Anda !...vinde galopar nas aragems amenas destes céus brancos !
Ah! que me folgue nas tuas maõas a te abençoar
Ah! que me dito feliz ... na tua sombra a me aperfeiçoar
Céus! Deuses! ouvide este meu cantar
Vede estas luzes...estas montanhas a se iluminarem
Vede estas harmonias ! ... estas rosas a brotarem !..
Ai...ai...que me vou em teus passos a me acelerar
Ah! este amor...este enamorar
Sois astros reluzentes a me alumiar
Ah! gira o todo em funduras preciosas
Ah! redopia tudo em fantasias amistosas
Vem ...vem amor te encostares a mim...

Sarabanda

Ah! delonga se o tempo em pasmos sonolentos
Baixam se os céus em beijos ... em encontros amenos
Descanso...repousos benignos
Sussurram aves pequeninas
Reposam os agigantados...os amantes
Ah! solfejam se melodias
Adormecem as estrelas pequeninas
Ah! flautam em cochichos pequeninos
As branduras de vento fugidias
Ah! ondulam nos céus sossegos...calmarias...
Navegam baixo navios pequeninos...

Minueto I

Chegam leves as plumas brancas
Balançam se nos céus os noivos fecundos
Beijam se as fadas ...fascínios
Brisam se as saias dos céus
Faíscam se as rosas das luas circundantes
Ah! doce...leve quadrilha
Ah! vede...mirai como se dança...

Minueto II

Ora um passo aqui
Um beijo acolá
Um passinho para a frente
Um passinho para trás
Rodam os saiotes amplos
As nuvens leves escravinham esboços
Vede...vede os amantes!
Mirai ali ...
Dança se na recreio adiante...

Gigue

Dai me as mãos amor...assim regadinhas...
Dai me as tuas moãs aconchegadas ás minhas ...
Sereno me em quenturas nesse teu peito...colinho...
Anunciam se as nuvens a se carregarem...carinhos...
Leve...leves as brumas escondidas
Fragmentos doces...
Ventos fresquinhos...
Celebra se o encontro dos amigos
Jejuam os amantes em festividades distintas
Ah! enaltecem se as cores quentes do paraíso
Aprestam se a se desejarem os talentos distintos
Divulgam se nomes ... delícias...
Solinho...mimo...regozijo...
Se aquece a humanidade em vasta harmonia...
Histórias...adivinhas...
Vede o quanto se escreve nestas bolinhas
Escutai ... ouvide...
Tilintam as harpas no ínfimo...
Harmonizaram se já os felizes
Nas abóbadas delestes do paraíso...

............................................................

E porque Deus me criou a min
E porque me decantou assim ...
Toda viradinha para cima
Estudando as nuvens
Redobrando os cantares exímios
Escoando se em fluídos divinos
Pelo peito...pela alma adentro...minha...
Ah! ajustado...adequado momento
Em que me desci ... morninha para aqui...

Ah! consolação a minha ... na audiência e bodas magníficas !

0 Comments:

Post a Comment

<< Home