páginas brancas

Wednesday, August 20, 2008

Ensinei me a velejar
Nas estreitezas das vidas ... nas avenidas dos mares...
E sempre em cansaços ruidosos me atrevi
A dar me a conhecer me... a dar me a encontrar...

Atontei me a baralhar...a esclarecer me...
Pernoitei tormentosa no esquecimento...
E nas lavaredas desajustadas da sapiência
Me fui escaldando só... em intermitências...
Só na solidão áspera do sofrimento me achei conivente...
No rebuliço torrentoso da dúvida me avistei tórrida e dormente...
Encostei me á paciencia demorosa da ciência...
As asperezas dos desertos...doente...a me calejar...
Ah!ergui me nas vezes .... nas quedas...nos acabamentos...
Mas alevantei me sóbria...destemida dos acontecimentos ...a grangear...
Marulhei me no mar...em ondas grandes e pequenas
E achei me em tons e silêncios brandos e cadentes... muito a talentar...
Quadropeei me ... farejando ... em pesquisas entusiastas e quentes...
E poucas foram as vezes que me dei a olhar...
Viam...diziam... e até me queriam tocar...
Mas eu vim do céu...do lá de cima... do para lá de lá...
E no toque ... no coice...se apurava a revelação...disfarçada...
Ai!foi tanta a gente a me querer experimentar...
As risadas tolas a me quererem conquistar...
Mas eu...que me ainda não conheço...
Não... não me posso ainda dar...
Não me posso ainda entregar...

Ficam então por aí as minhas vestes terrenas ...
Ás noites...aos dias...a secarem...
Um dia um vento as há de levar...

Continuo caminhando por aí...
Sempre e sempre a me contestar
Até um dia...a verdade vir a mim
E enfim me encontrar...

Vou chegar um dia a velhinha
Falando a verdade...
Mas vai ser assim...cochichando...
Debilitando me por ruas e caminhos
Sem ninguém a reparar...

É por isso que o mundo se vai arrastando
Neste dolorido penar...
Porque os novos estão gritando besteiras
E os velhos a renegar ...

Mas como a aragem da vida lhes vai a faltar
Ficam os outros... em alaridos a contestar...

E como as vozes soam firmes e fortes...
Não se ouvem as outras...
Findas...sábias...
Débeis e sensatas a ensinar...

Esperem um pouco...
Num dia destes me irei por aí também... a pregoar...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home